11 de janeiro de 2013

Pão Caseiro


Pão caseiro é sempre uma opção bacana para lanches e cafés. Eu gosto muito de pão, mas quase sempre escolho os bolos, talvez pelo amor, mas também pela praticidade. Uma receita em especial me ganhou, o pão caseiro da Palmirinha. Ingredientes simples, um jeito fácil e muito rápido de preparar. Aprendi a receita no programa da culinarista no canal Bem Simples e já fiz duas vezes. Marido e família aprovaram o pão e meu pai já até deu ideia de incluir um recheio de linguiça da próxima vez. O pão é bem neutro. Dá pra comer com frios, geleias, com a tradicional manteiga e até puro com café. Um coringão na cozinha. 

Ingredientes:
- 2 ovos 
- 1 xícara de chá de leite
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 tabletes de fermento para pão fresco ou 1 envelope de fermento seco


Modo de Preparo:

No copo do liquidificador, coloque o leite morno, os ovos, o óleo e o fermento. Bata até obter uma mistura homogênea. Adicione o sal e o açúcar e volte a bater. Despeje a mistura em um bowl e acrescente a farinha. Mexa até que a massa fique lisa e com bolhas. Tome cuidado para não misturar demais para evitar que o pão fique duro. Coloque a massa em uma forma para pão untada e enfarinhada e espere dobrar de tamanho. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por 20 minutos ou até dourar. 

O pão tem bom crescimento. Recomendo uma forma média ou grande para acomodar a massa.   

Dica da Casa: no calor, a massa dobra de volume com enorme facilidade. No frio, o processo é mais demorado, mas há uma dica do tempo da vovó para facilitar a fermentação. Ligue o forno por 2 ou 3 minutos. Desligue. Embrulhe a forma com uma toalha de mesa ou pano de prato. Leve ao forno desligado e deixe descansado até obter o resultado esperado. Depois é só tirar a toalha, acender o forno e assar o pão.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário