19 de dezembro de 2012

Bolo Pão de Mel


A receita é da mãe da Joyce Ribeiro, que gentilmente alegrou um de nossos plantões na CBN com uma fatia generosamente recheada de brigadeiro e coberta de chocolate. Lembro-me como se fosse hoje o conforto que aquele doce me proporcionou no meio de 10 horas de trabalho. Dias depois, lá estava a Joyce com a receita anotada pra mim. Uma querida! Outro dia, Marcos e eu estávamos passeando no supermercado favorito do bairro e lá vem ele me chamar para a degustação da padaria, a parte favorita das compras. Eram quadradinhos de bolo pão de mel, recheados com uma respeitável camada de doce de leite e cobertos com chocolate. A apresentação rústica, muito em alta, me conquistou. Um disco de bolo, recheio, bolo e chocolate derretido apenas por cima, sem finalização lateral. Não muito convencional, mas a aparência moderna, revelando os segredos da montagem de um bolo, me conquistou. To achando essa moda "displicente" muito chique. O bolo inteiro, 15cm no máximo, estava à venda pela (bagatela?) de 40 Dilmas. "Caramba! Eu faço esse bolo, falei." O dito cujo ficou na cabeça. Fiz esta semana usando a receita da mãe da Joyce como base. Cheiro de especiarias no ar. A casa agradece.


Ingredientes:
- 1/2 xícara de conhaque
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 3/4 xícaras de mel
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato
- 1 colher de sobremesa de cravo da índia (moído ou em pó)
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos, e bata até obter uma massa homogênea. Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno, previamente aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo depois do teste. Uma dica: não deixe assar demais para não ficar seco. Eu fiz apenas 1/2 receita e usei uma forma de 20cm de diâmetro. Para a receita inteira, como temos aqui, acho que formas de 26 ou 27cm estão de bom tamanho.

Recheio:
- 2 latas de leite condensado cozidas na panela de pressão por 40 minutos ou o seu doce de leite preferido.

Cobertura:
- 250 gr de chocolate meio amargo derretido


Montagem:

Você pode usar um aro pra ajudar na montagem, uma folha de acetato ou o bom e velho jeitinho brasileiro, como foi o meu caso. Forrei uma forma do mesmo tamanho da que assei com papel filme, deixando uma boa sobra para fora para puxar e desenformar depois de pronto.

Corte o bolo em dois discos. Comece pelo primeiro disco, cubra com o doce de leite e depois coloque o segundo disco. Por último, despeje o chocolate derretido. Pode levar à geladeira por alguns minutos para ajudar a formar a casquinha de chocolate. Para decorar, coloque o que sobrou da cobertura em um saquinho de confeitar comum ou feito com papel manteiga e faça traços sobre o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário