24 de outubro de 2012

Salada de macarrão


Alguns dias pedem uma refeição leve, fresca, fácil. As saladas são ótimas opções, principalmente nos dias de calor. Nada de forno, fritura ou molhos. Alguns ingredientes, poucos minutos e você terá um almoço/jantar bonito, colorido e nutritivo. Não é de agora que eu conheço a salada de macarrão. O prato era presença constante na mesa da família. O marido adora. Dia desses resolvi juntar alguns ingredientes que tinha em casa e preparar uma versão bem leve da saladinha. Fica a sugestão para os dias quentes. Trabalho zero e satisfação garantida.

Ingredientes:
- 2 tomates
- 1 lata de atum
- 100 gr. de mussarela ralada
- 1 lata de ervilha
- 2 ovos cozidos
- sal e pimenta
- orégano
- azeite
- 1/2 pacote ou 250 gr. de macarrão (usamos o fusilli, mas você pode escolher o seu preferido)


Modo de Fazer:

Comece pelo recheio. Em um recipiente, coloque o tomate sem semente e cortado em cubinhos, ervilha, mussarela e o atum. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e um punhado de orégano. Regue com um fio generoso de azeite. Reserve. 

Numa panela grande, coloque 2 ou 3 litros de água e uma colher de sopa de sal. Quando a água estiver fervendo, ponha o macarrão para cozinhar conforme as instruções da embalagem. A massa deve ficar al dente. Em geral, 7 ou 8 minutos são suficientes. Escorra com cuidado. Passe a massa sob a água fria para cortar o cozimento e escorra. Regue com um fio generoso de azeite. Em um bowl grande, misture o macarrão com o recheio cuidadosamente. Corte os ovos em quatro e coloque sobre a salada, como enfeite.

Sirva gelada ou em temperatura ambiente.

Dica da Casa: se quiser engordar um pouco a receita, misture a salada com uma ou duas colheres de sopa de maionese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário