21 de agosto de 2012

Bolo de vó


"Agora posso ser avó", disse entusiasmada depois de provar a primeira fatia do bolo branco. Era uma manhã de sábado preguiçosa, de sol, céu claro. Chegamos de viagem na quinta e na noite de sexta corri para a cozinha para preparar o primeiro bolo das férias. Seria o bolo de nosso café tarde e demorado do fim de semana. Já estava há dias sem colocar uma massa pra assar. Casa sem bolo dá um vazio na gente. Minha escolha foi tão simples que bateu até uma insegurança. A simplicidade não é algo tão fácil. Precisa ser genuína, autêntica, completa. A manteiga estava em ponto de pomada, ovos frescos e o processador pronto para bater a massa. Nada podia dar errado. Seria uma experiência importante. Um novo ciclo. Eu me sentia como uma aluna fazendo seu teste final. Aí, alguém pode me perguntar como alguém que faz brigadeiros, mousses, cupcakes, pavês e rocamboles poderia ter tanto medo de um bolo branco? E eu respondo: bolo branco é coisa de vó, de gente que sabe das coisas. Bolo branco é aconchego, uma visão do futuro com filhos e netos ao redor de uma mesa farta. Eu passei de ano. Meu bolo ficou alto, fofo, úmido e só acabou agora. Nunca tive interesse por ele, sempre achei doces com chocolate mais interessantes, mas o tempo nos ensina a gostar das coisas mais simples. Vó Luiza sempre diz que bolo de chocolate é pra criança e adulto come bolo branco. O sabor da minha infância foi todinho de chocolate (por teimosia própria), mas agora sei que posso ensinar aos meus filhos um outro caminho, com menos cor, mas com um gostinho que vai durar a vida toda. A minha receita não veio do livro da vovó, mas estará em um livro caprichado para que minhas netas possam contar para os amigos todas as lembranças da vó querida. E, quem sabe, dia desses, eu possa surpreender a minha com um bolo branquinho como ela gosta. Bolo branco tem um gosto simples de amor.


A receita, resultado de minhas visitas aos blogs de culinária, veio do Entre Panelas.

Ingredientes:
- 3 ovos (claras e gemas separadas)
- 100 gramas de manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite morno
- 1 colher de sopa de fermento em pó

***Acrescentei 1 colher de chá de baunilha.


Modo de Fazer:

1. Forno aquecendo a 180 graus
2. Forma de buraco untada e enfarinhada
3. Separar ingredientes e peneirar a farinha
4. Preparo - Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, junte as gemas, o açúcar e a manteiga e bata bem, com o auxílio da batedeira, até ficar homogêneo. Junte a farinha peneirada e o leite, alternadamente e aos poucos, sem parar de bater. Incorpore as claras delicadamente à massa, em movimentos circulares. Por último, acrescente o fermento em pó e misture mais uma vez. Leve ao forno por 40 minutos ou até que o palito saia limpinho depois do teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário