26 de julho de 2012

Mousse de Chocolate


Chocolate aerado, cremoso, derretendo na boca. Essa sobremesa é mais do que uma provocação. É felicidade em pequenas porções. Eu sou uma pessoa de sobremesas, de doces que levam chocolate. Já flertei com tortas maravilhosas, já tive uma paixão avassaladora pelo petit gateau, mas com a mousse de chocolate é amor, daqueles que duram uma vida inteira. Uma mousse bem feita é capaz de me conquistar na primeira colherada.

Há quem torça o nariz para a sobremesa. Outro dia li uma história do David Leibovitz, autor do livro/blog "The Sweet Life in Paris" - ele disse que se surpreendeu quando contou para os amigos franceses que a mousse de chocolate tinha ovos crus na receita e ouviu imediatamente a seguinte resposta - "de que outra maneira você faria uma mousse?". Alertar um francês sobre esse detalhe é a mesma coisa que dizer a um brasileiro que a caipirinha é feita com pinga. Todo preparo pode ser adaptado. No caso da mousse, os ovos podem ser substituídos por creme de leite fresco e para a caipirinha existem variações com vodca e saquê. Fato é que toda variação tem uma base clássica e para os franceses a receita é como deve ser.


Já tentei fazer algumas mousses de chocolate, mas me realizei de verdade com a receita do chef Claude Troisgos. Sim, ele é francês. E sim, nossa receita é feita com ovos crus. A diva Julia Child, autora do livro "Mastering the art of french cooking" (com explicações das receitas da cozinha tradicional francesa para as donas de casa norte-americanas que não tinham cozinheiras nem empregadas) tem uma receita de mousse de chocolate bem parecida, com poucas modificações. Não há mal algum em utilizar ovos se você tomar algumas providências. Os ovos devem ser absolutamente frescos, nada de usar aquele ovinho que está morando há dias na geladeira. Outra dica é peneirar as gemas para romper a película que deixa um gosto forte no preparo. Não tem erro. Um dos detalhes mais importantes da receita é a qualidade do chocolate. Ele deve ser amargo, com 60% de cacau ou mais. Gosto demais do Hershey's 60%. Lembre-se que você não precisa de uma sobremesa açucarada. Nós queremos um doce saboroso e isso depende exclusivamente do chocolate que você vai escolher. Um truque para suavizar o sabor, caso você não seja tão fã de chocolate amargo, é usar uma parte de chocolate ao leite na sua receita.


Ingredientes:

- 150 gr de chocolate amargo (pode usar 100 gr de chocolate amargo e 50 gr de chocolate ao leite)
- 80 gr de manteiga sem sal
- 2 gemas
- 4 claras
- 25 gramas de açúcar

Modo de Fazer:

Coloque o chocolate e a manteiga em um bowl e derreta em banho maria. Desligue o fogo e espere a mistura esfriar um pouco. Bata as claras em neve. Quando elas começarem a subir, acrescente o açúcar e diminua a velocidade. Continue batendo até chegar ao ponto certo. Acrescente duas gemas de ovos peneiradas ao chocolate derretido e mexa bem para incorporar. Coloque metade das claras na mistura de chocolate e mexa bem. Acrescente a outra parte e misture com toda a delicadeza, em movimentos circulares, de baixo para cima. Quanto mais paciência você tiver nesta etapa, mais leve e aerada ficará a sua mousse. Quando as claras desaparecerem, a sobremesa estará pronta.

Coloque em uma taça grande ou divida em porções individuais. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas para firmar.

Dica da Casa: você pode enfeitar com raspas de chocolate ou ainda servir com uma porção de chantilly e calda de frutas vermelhas.  

Um comentário:

  1. Por favor, me informa quantas porções dão essa receita?
    Adoraria fazer domingo, Dias da Mães. Obrigada

    ResponderExcluir