1 de abril de 2012

Croque Monsieur


Croque Monsieur é um famoso sanduíche francês preparado com pão, queijo, presunto e gratinado no forno. Para variar o cardápio no fim de semana sempre procuramos opções diferentes de lanches. Tortas, quiches, sanduíches, entradas que podem ser transformadas em pratos principais, tudo bem simples e rápido. Marcos adora pães e gosta de reproduzir, em casa, clássicos da cozinha internacional. Dia desses pegou sua lista de compras e saiu em busca dos ingredientes para fazer o Croque Monsieur para o lanche de sábado. O sanduíche pode ser preparado com pão de forma, mussarela e presunto cozido, mas fica muito melhor quando nos permitimos investir em um brioche e em frios mais nobres. Basta um pouco de criatividade e uns minutinhos na cozinha para transformar a refeição nossa de todo dia em um prato especial. Não preciso nem dizer que o clássico francês já é um dos favoritos desta Casa. Bon Appétit!


Ingredientes:
- 50 gr de manteiga
- 6 fatias de pão tipo brioche
- 150 gr de presunto royale
- 200 gr de queijo gruyère ralado

Modo de fazer:

Derreta a manteiga no microondas. Corte o brioche em fatias de 2 cm (altura de dois pães de forma comuns). Pincele a parte de dentro das fatias de pão com a manteiga. Coloque o presunto e o queijo e feche o sanduíche. Cubra o pão com molho branco e finalize com um pouco mais de queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até gratinar e tostar levemente.


Molho Branco

Ingredientes:
- 50 gr de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1/2 cebola ralada
- sal e pimenta

Em uma panela, derreta a manteiga em fogo brando e refogue a cebola até murchar. Adicione a farinha e deixe cozinhar, mexendo sempre, até obter um creme levemente amarelado. Coloque o leite aos poucos e não deixe de misturar para evitar que se formem grumos em seu molho. Continue mexendo e deixe engrossar em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Essa quantidade de molho é suficiente para a receita. Faça o molho primeiro. Depois é só montar o sanduíche.


 

Um comentário: