29 de março de 2012

Bolo Fofíssimo de Chocolate


Receita de bolo de chocolate nunca é demais. Sempre tem espaço pra mais uma em nosso caderninho. Algumas são obrigatórias: pão de ló para rechear, o bolo de microondas, o bolo de chocolate úmido, o rocambole, o brownie e o bolo de chocolate fofo, que pode ser servido com ou sem cobertura, com café ou na sobremesa. Encontrei a receita do bolo fofíssimo de chocolate no Blog da Rita, do Panelinha. Foi contribuição de uma leitora, aprovadíssima pela chef. Como sou maluca por bolo de chocolate não pensei duas vezes em fazer aqui em casa. Quando coloquei o primeiro pedaço na boca, me senti comendo uma mousse de chocolate, a massa derrete na boca. Acreditem!!! E aqui você tem duas opções: se quiser um bolo mais adulto, denso, use chocolate em pó. Se preferir aquele bolo doce, dos tempos de criança, use achocolatado. Para a cobertura, escolhi a ganache fina de chocolate, que aprendi no curso de cupcakes da chef Carole Crema. No lugar do creme de leite, leite integral. Mais rápida, prática e econômica. Ah, é um escândalo de gostosa.


Ingredientes:

- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de água
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de Fazer:

Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó peneirados. Junte os ovos e o óleo. Comece a bater em velocidade baixa para evitar sujeira. Depois de misturar bem os ingredientes, aumente a velocidade e bata mais um pouco. Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando, alternadamente, a água e a farinha e bata até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento e apenas misture com o auxílio de um fouet. Despeje a mistura em uma forma de buraco untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo após o teste.


Cobertura (Ganache fina):

- 100 gr de chocolate (usei 50 gr de chocolate belga ao leite e 50 gr de Hershey's 60% cacau)
- 50 ml de leite integral

Modo de Fazer:

Derreta o chocolate no microondas (parando a cada 30 segundos para não queimar) ou em banho-maria. Junte o leite morno e mexa bem até obter um creme liso. Você pode adicionar uma colher de chá de manteiga para garantir o brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário