24 de fevereiro de 2012

A mesa perfeita

A edição deste bimestre da revista Casa e Comida trouxe uma matéria muito bacana sobre como arrumar uma linda mesa de jantar. A consultora Vanda Mazza, professora do Senac São Paulo e especialista em decoração de mesa, deu dicas valiosas sobre a disposição correta dos talheres, louças e copos para um jantar formal.


Para não errar:

- Cada talher tem uma função durante a refeição. Garfos ficam à esquerda; facas e colher de sopa, à direita. Sempre iniciar de fora para dentro. Para a sobremesa, utilize os talheres à frente do prato.

- As taças ficam à direita e são pelo menos duas: uma para água e uma para outra bebida. Certas mesas trazem quatro tipos de taças: a maior para água e as demais para vinho tinto, branco e espumante. A de vinho branco é sempre menor do que a do tinto.

- Na mesa formal, o guardanapo fica à esquerda ou, se não houver espaço, em cima do prato.

- Quem começa a refeição é sempre o anfitrião. Na dúvida, dê uma espiadinha no comportamento dele e siga.

A reportagem de Adriano Lira, com foto de Iara Venanzi, está na edição 15 (fevereiro e março) de Casa e Comida, já nas bancas. Para outros detalhes, clique aqui.

Recomendo a leitura da revista para quem curte receber bem, saber sobre as tendências de decoração de mesas e ambientes. Casa e Comida também traz ótimas matérias sobre organização de festas temáticas e receitas famosas em restaurantes badalados. Adoro colecionar e consultar.

Um comentário: