27 de fevereiro de 2012

Bolo Bem Casado


Dia de festa é dia de bolo. E sábado não foi diferente. Há meses que os amigos desta casa tentam se reunir sem sucesso. Viagem, festa de fim de ano, gente doente, carnaval, eita encontro difícil. Finalmente, conseguimos juntar a galera na semana passada para mais uma farra. A bagunça foi na casa dos amigos Renata e Thiago. Para celebrar a "confraria", como diria o amigo Fabio Rubira, e comemorar o aniversário do Marcos com os queridos, resolvi fazer um bolo bem casado. Massa branca, leite condensado cozido e açúcar de confeiteiro, nada mais reconfortante.

A alegria dos casamentos, nascimentos e batizados (nestes casos, em miniatura), o bem casado é um dos clássicos da confeitaria. Não conheço uma pessoa que não se derreta pelo doce. Uma de minhas melhores lembranças é o bem casado do meu casamento, um sonho. Em tese é um bolo muito simples. Pão de ló branco e leite condensado, mas há alguns segredinhos para deixar o quitute ainda mais gostoso. A massa precisa ser leve e fofa, uma nuvem, e o recheio clarinho. Há quem curta, um doce de leite bem escuro no recheio e prefira usar o industrializado, de marca confiável. Eu, ao contrário, gosto de cozinhar o leite condensado em casa, na panela de pressão, como faziam nossas avós. E por apenas 6 ou 7 minutos, para ter um resultado de sabor leve, bem delicado.


Ingredientes:
- 6 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha
- 1 xícara de leite morno
- 1 colher de sopa de fermento
- baunilha
 
Modo de Fazer:
 
Bata as claras em neve com uma pitada de sal para que cresçam mais. Quando estiverem bem altas e firmes, adicione as gemas, uma por vez, e continue batendo até obter uma mistura fofa. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Adicione uma colher de chá de baunilha. Com a batedeira ligada, vá colocando alternadamente o leite morno e a farinha. Finalize com o fermento e bata apenas para misturar, bem rapidinho.
 
Sugestão: utilize uma forma alta de 27cm de diâmetro. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 50 minutos ou até que o palito saia limpo depois do teste.
 
 
Recheio e cobertura:
 
Coloque 3 latas de leite condensado na panela de pressão e adicione água até o limite permitido. Quando a panela começar a fazer o tradicional barulhinho, conte 6 ou 7 minutos, desligue e deixe sair a pressão naturalmente. Você pode cozinhar o leite condensado um dia antes. Deixe as latas esfriarem antes de abrir. Uma lata de leite condensado quente pode explodir e causar um acidente sério.
 
Coloque o leite condensado cozido em uma panela com uma colher de sopa de manteiga sem sal e mexa até engrossar. O ponto é parecido com o do brigadeiro, o doce desgruda do fundo da panela. Essa é a hora de desligar o fogo.
 
 
Montagem:
 
Você pode cortar a massa em duas ou três partes. Eu prefiro cortar em três para caprichar no recheio. Se decidir cortar apenas ao meio, duas latas de leite condensado serão suficientes para recheio e cobertura.
 
Faça uma calda com leite morno e regue o bolo. Despeje o recheio e intercale com um disco de massa. Termine com uma fina camada de leite condensado cozido na cobertura. Com o auxílio de uma peneira, promova uma chuva de açúcar de confeiteiro para dar o acabamento e decorar o seu bolo bem casado.

Cliques da confraria:
Renatinha, eu, Tati, Pi e a pequena Milena.

Thiago, Marcos, Rubira, Ronaldo e o pequeno Arthur.


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário