15 de maio de 2011

Barquinhas de pão francês

Barquinhas de pão francês para o lanche do sabadão.
Sábado é sempre dia de lanche aqui em casa. No final de semana só queremos relaxar, encontrar os amigos, curtir a família e fazer uma comidinha rápida e bem prática. Faz algum tempo que, navegando pelos meus blogs de culinária preferidos, garimpei a ideia das barquinhas de pão francês no Rainhas do Lar e estava apenas esperando uma boa oportunidade para prepará-las.

Purê de batata, calabresa, bacon e frios para o recheio.
No último sábado em que estivemos com meus pais, inventamos de fazer os quitutes para o jantar. Marcos e eu fomos ao supermercado mais próximo e compramos o que seriam nossos recheios: mussarela, provolone, gorgonzola, presunto ouro, lombinho e peito de peru, além dos pães. Enquanto isso, minha mãe se encarregava de fritar cubinhos de bacon e calabresa e preparar um suculento purê de batatas.

Torradinhas e deliciosas.
O preparo, adaptado ao gosto familiar, não tem segredo algum. Para começar a brincadeira, abra os pães em duas partes, como se fossem dois barquinhos e retire o excesso de miolo. Esfregue um dente de alho nos pães, regue-os com um fio de azeite e leve-os ao forno por alguns minutos apenas para que fiquem levemente torrados. Tire as barquinhas do forno e coloque uma camada generosa de purê de batata em cada pãozinho. A combinação do pão crocante com o purê cremoso é perfeita. Para finalizar, você pode fazer combinações com seus frios preferidos, além de carnes e temperos. Depois de adicionar os recheios, basta levar as barquinhas de volta ao forno para derreter os queijos e servir.

Nossas combinações de recheios:

- Provolone e cubinhos de bacon
- Mussarela e cubinhos de calabresa
- Gorgonzola
- Mussarela, peito de peru e orégano
- Provolone, lombinho e orégano
- Provolone, presunto ouro e orégano

Barquinhas prontas para ir ao forno
Você pode seguir as nossas sugestões ou criar seus próprios recheios. Durante o jantar, tivemos duas outras ideias que serão testadas em breve. Combinações de carne moída e cubinhos de carne de panela também devem finalizar muito bem as barquinhas. Ervas como orégano dão um toque todo especial neste preparo e o azeite é fundamental para regar os recheios.

Recheios combinados, azeite e orégano.
O lanche, fácil e rápido, fez o maior sucesso no nosso jantar de sábado e pode ser um excelente pretexto para reunir a família e os amigos para uma boa farra. Já estamos pensando na noite das barquinhas de pão francês. Vinho ou cerveja acompanham. E você só terá uma preocupação: comprar uma boa quantidade de pães porque o quitute é irresistível e todo mundo vai pedir bis.

Um comentário: