14 de março de 2011

Para um dia daqueles, bolo rápido de chocolate


Tem dias que é melhor esquecer. Hoje acordei com uma agonia no peito, sem saber exatamente o que era. Bingo. Tive um aborrecimento daqueles. Depois de um dia como esse, fico parecendo a Lindsay Lohan naquele filme "Sorte no Amor", a menina saía de casa e começava a chover; as placas, prateleiras e afins caíam na cabeça dela; bastava caminhar para tropeçar; colocar sabão na máquina para a espuma transbordar. Tudo que eu toquei hoje virou "ouro" pra não dizer outra coisa. Cheguei em casa um pouco perdida, sem muita disposição para cozinhar, mas lembrei de um prato rápido que sempre me faz bem, o bolo de chocolate da querida tia Marilza, uma grande amiga dos meus pais.

Já contei que em Santos não precisa ser parente pra gente chamar de tio, né? Tia Marilza é o modelo da mulher moderna, gosta de tudo que é bom e prático. Ela e o saudoso tio João fizeram parte dos melhores momentos de nossa infância e adolescência. Recebiam como ninguém. Já fizemos grandes bagunças na casa deles. Além disso, os dois também tiveram participação no meu amadurecimento.

Tio João e tia Marilza me deram um de meus primeiros empregos, na joalheria deles. Lá, aprendi muitas coisas e fiz algumas trapalhadas também. Um dia quase deixei a tia maluca. Entrou uma senhora na loja querendo um relógio para dar de presente para a neta. Ela escolheu dois: um com pulseira de cobra, que estava lá há um tempão, e outro todo delicadinho, prateado, pequenino. A vovó veio perguntar pra mim qual relógio eu gostaria de ganhar e falei: "o prateado, tão lindo". Quando a cliente foi embora, tia Marilza quase me enforcou e, pra piorar, ainda falei: "ah, tia, fui sincera e a menina vai ganhar um lindo presente". Ai, desculpa tia Marilza. Pelo menos temos histórias engraçadas pra contar, né?

O bolo de chocolate da tia Marilza me salvou a vida hoje. Eu aprendi a receita em um domingo na praia. Ela chegou dizendo que tinha feito um bolo maravilhoso de microondas. "Muito prático, filha". Eu fiquei um pouco desconfiada, mas anotei tudo direitinho e testei a receita no dia seguinte. Ficamos encantados. Lindo, fofo, um escândalo.


Ingredientes:
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó (uso o do padre, da caixinha vermelha)
- 1 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 xícara de água quente

Modo de Fazer:

Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes, começando pelos secos, ovos e óleo. A massa vai ficar bem pesada. Por último, acrescente aos poucos a água quente e mexa bem até obter uma massa homogênea. Unte um refratário apenas com manteiga e leve ao microondas, em potência máxima, por 8 minutos.

Dica da Casa: quando o tempo acabar, deixe o refratário descansar dentro do microondas por 3 minutos. Tia Marilza diria: "esquece ele lá, não se preocupe". Faça em um refratário alto. O nosso tem 25 cm de diâmetro por 5 cm de altura.


Calda:

Coloque em um bowl, 5 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de manteiga ou margarina e 1/2 xícara de leite. Mexa bem e leve ao microondas, na potência máxima, por 4 minutos.

Faça alguns furinhos no bolo com um garfo e despeje a calda. Se quiser, pode enfeitar com granulado, raspas de chocolate ou morangos.

Em um dia daqueles coma sem moderação.

17 comentários:

  1. Huuummmmm... bolo de microondas?! Acho que vou por na minha lista!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Esse é muito fácil, Thi.
    Bora fazer.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. filha cada vez que abro o blog sinto mais orgulho de você não esquecer, de não ter vergonha em contar suas histórias de vida, experiências que só voce viveu e te acrescentaram maturidade. Para contar experiências e deixar os tios e tias contentes por participarem de seus sonhos atuais.
    Te amo bjos

    ResponderExcluir
  4. Amo seu blog bem como a sua transparencia. Te admiro muito.
    Posso fazer esse bolo de chocolate no forno?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Veroca.

    Pode fazer no forno, sim. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio, a 180 graus. Demora cerca de 40 minutos para assar.

    Você pode fazer um brigadeiro mole jogar por cima e cortar em quadradinhos, bem ao estilo anos 80. Fica lindo.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Jana, tudo bem?! Fiquei com uma dúvida. Que tamanho é essa colher de fermento?
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Oi Thi,

    Obrigada pela observação, já inclui.
    É uma colher de sopa mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Essa farinha é de trigo certo?

    ResponderExcluir
  9. Oi Mileana,

    É farinha de trigo sim.
    Obrigada pela visita.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. Nossaaaaaaa....
    Muito bom esse bolo e super rápido.
    Reuni os amigos lá em casa ontem pra toma chocolate quente e queria uma receita de bolo mas nao tinha tempo pra fazer,, achei essa receita e fiz,,
    Ficou muito bom, ninguem acreditou que levei apenas 10 minutos pra fazer, pois o gosto não parece ser feito no microondas...recebi muitos elogios.
    Parabens!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariel,

      Essa receita é mesmo um bom coringa na cozinha e ótima para receber amigos. Todos adoram.

      Obrigada pela visita.
      Volte sempre!!!

      Excluir
  11. Oi, fiz o bolo hoje, mas ele ficou meio seco, esfarelento, eu coloquei 1xic de açucar normal e a outra de mascavo, tb coloquei 1 dedo a menos de óleo da xícara. Será que foi isso ou a receita é assim mesmo? ele ficou fofinho, mas esfarela qdo corta.
    Camila

    ResponderExcluir
  12. O bolo ficou incrivel! Não estava levando fé nele, mas da super certo! Facilimo de fazer, não suja praticamente nada e fica uma delicia!! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou. Ele é realmente muito prático. Volte sempre. Bj Janaína

      Excluir
  13. Camila, as medidas são importantes para o doce, por isso recomendo seguir à risca. No Salgado, dá pra improvisar mais. O óleo é a gordura da receita, o ingrediente que faz a massa ficar úmida. Nunca fiz com mascavo, mas não vejo grande diferença. Os 8 minutos de cozimento também são importantes pra não assar demais. Pode ter esfarelado por estar muito fofo e não totalmente frio. Tente fazer uns furinhos e jogar a calda quentinha. É outra dica pra ele ficar úmido. Tente novamente e qq coisa me escreve. Bj

    ResponderExcluir
  14. Nssa, não sei o que houve, mas não deu certo, rs
    Abri o micro e estava tudo derretido, uma meleca só...E fiz em um refratário super alto...:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Bruna. Que pena! A receita nunca deu errado lá em casa. A altura do refratário e a potência do micro são fundamentais para o sucesso aqui. Verifique se estava na potência máxima. Outro detalhe é o tempo. Não pode abrir o micro antes de 8 minutos. Tente mais uma vez.

      Excluir