23 de março de 2011

A carne de panela da minha mãe

Minha comida preferida: a carne de panela da minha mãe.

Nunca consegui escolher um prato para chamar de meu preferido. Sempre que Marcos me perguntava, eu ficava em dúvida. Adoro bife à milanesa, parmegiana, estrogonofe, frango assado, peixe frito ou grelhado, arroz com feijão e morro por uma farofa. Porém, em um dia absolutamente comum, descobri que minha grande paixão é a carne de panela com batatas da minha mãe, um prato muito simples, mas saboroso como poucos. D. Lourdes nunca teve muita paciência e nem tempo para refeições complicadas. É designer de interiores e trabalha o dia inteiro fora. Quando chega em casa, a comida precisa ser rápida, prática e gostosa. Minha mãe dificilmente segue receitas, faz de olho, como costumamos dizer. Morro de rir quando ela explica algum prato, um pouquinho disso, um pedaço daquilo, nunca tem medida certa. A receita da carne foi descrita assim e traduzida aqui pra vocês.

Comida de mãe, um carinho na alma.

No último almoço em Santos, comi e repeti a carne de panela. Todos esperavam pela sobremesa e eu ainda saboreava a comida. Não tem explicação. É um gostinho familiar, um cheiro de casa de mãe, um aconchego. Isso me faz lembrar uma cena do filme "Ratatouille", na qual o temido crítico gastronômico Anton Ego vai ao restaurante de Auguste Gusteau para avaliar o cardápio. Ele pede o prato que dá nome ao filme, uma comida tradicional, porém muito simples. Ego fica absolutamente seduzido pelo sabor que o faz lembrar imediatamente do ratatouille preparado pela mãe na infância dele. A comida tem dessas coisas, nos faz viajar e resgata nossas melhores memórias.



Ingredientes:
- 1 kg e meio de lagarto
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 1 linguiça calabresa inteira e sem pele
- 2 colheres de sopa de vinagre
- Noz-moscada, sal e pimenta a gosto

Carne de panela com batatas.

Modo de fazer:

Com uma faca, fure o centro da carne de uma extremidade à outra e, em seguida, coloque a linguiça dentro da peça de lagarto. Em um refratário, tempere a carne com o vinagre, a cebola, o alho, o louro, noz-moscada, sal e pimenta. Deixe descansar por até 30 minutos. Em uma panela de pressão coloque um fio de óleo e doure a carne de todos os lados, cubra com água e cozinhe por 30 minutos, a partir do momento em que começar a pressão. Verifique se a carne já está mole e, se necessário, volte à pressão por mais alguns minutos.

Reserve a água do cozimento.

Em outra panela, ponha um fio de óleo, o tempero reservado e, em seguida, a carne. Deixe-a terminar de cozinhar no sabor do tempero, acrescentando aos poucos a água da panela de pressão. A carne estará pronta quando ficar bem macia, morena e com um molho igualmente suculento e escurinho.

Para o acompanhamento, cozinhe as batatas somente em água por 5 minutos e termine o cozimento já no  molho da carne. Elas vão ficar moreninhas e com o gostinho do tempero.

Fatie a carne e sirva com arroz branco, batatas e uma bela farofa.

6 comentários:

  1. A boca ficou cheia de água... quase morro afogado. Tenho que almoçar, tenho que almoçar...

    ResponderExcluir
  2. Mauricio, um conselho: faça essa carne. É divina!
    Bom almoço e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. a que eu faço e mais gostosa.

    ResponderExcluir
  4. Jorge Mengo,
    Compartilhe sua receita conosco. Certamente vamos gostar. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Esse tempero reservado é o tempero que a carne ficou em repouso os 30min iniciais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mileana,

      Sim, você vai utilizar o mesmo tempero. Só a carne vai para a pressão no primeiro momento. O tempero fica reservado e entra na segunda etapa.

      Volte sempre!!!

      Excluir