2 de fevereiro de 2011

Para o verão: salada de atum

Saladinha leve de atum

A modesta saladinha de atum frequenta a mesa da família há tempos. Em Santos, onde morei por 20 anos, nem sempre é fácil enfrentar o calor e o cardápio precisa se adequar aos dias quentes. Num verão qualquer, minha mãe criou uma saladinha leve e bem saborosa, um daqueles pratos simples que nascem quando olhamos a dispensa e a geladeira e promovemos um encontro entre as duas. Hoje, moro em São Paulo, onde também está fazendo um calor de matar. Há dez anos reproduzo essa receitinha por aqui. Quando comecei a namorar o marido, 5 anos atrás, ele estava seguindo uma dieta rigorosa. Na primeira vez que o recebi em casa para um almoço preparado por mim, fiz a magrinha salada de atum. A cozinha era minúscula e eu ainda estava na fase do flerte com ela. Agora, estou duplamente casada, com o Marcos e a culinária.

Ingredientes:
- 2 cenoura médias
- 3 batatas médias
- 1/2 lata de ervilha
- 2 ovos
- 1 lata de atum

Modo de fazer:

Corte as cenouras em bastões e as batatas em pedaços delicados e cozinhe somente em água. Desta vez, não usamos ovos cozidos, mas eles ficam excelentes aqui. Espere esfriar e monte o prato conforme sua imaginação. Para as crianças, vale até arriscar um desenho com as cores que a receita oferece. Tempere com sal e azeite. Aqui em casa, colocamos uma quantidade generosa de azeite para dar bastante sabor.

Essa saladinha serve muito bem duas pessoas. Se a família for maior, é só aumentar o número de ingredientes. E, se quiser, faça um arroz branco para acompanhar. Nós adoramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário